Sunday, June 06, 2004

Reator Nuclear


Reator

O Reator Nuclear é o compartimento onde se localizam as unidades responsáveis pela produção do vapor que movimentará a turbina. No reator está contido o Vaso de Pressão, o Pressurizador (utilizado para evitar a ebulição da água que circula pelo Circuito Primário) e o Gerador de Vapor.


Reator




Circuito Primário

No Vaso de Pressão fica circulando uma água responsável pela refrigeração do núcleo do reator (Elemento Combustível), esta água atinge temperaturas muito superiores a de sua ebulição. Contudo, devido ao pressurizador, essa água não vira vapor e circula pelo Gerador de Vapor, onde é responsável pelo aquecimento de uma segunda corrente de água. Isto ocorre em um circuito fechado, conhecido como Circuito Primário, e a água deste circuito (água radioativa) não entra em contato com a da segunda corrente.

Circuito Secundário

Esta segunda corrente de água que passa pelo Gerador de Vapor é transformada em vapor pela primeira e segue em direção a turbina, acionando-a. Após passar pela turbina, esse vapor se condensa e é reutilizado. A condensação desse vapor é devido a um tubo por onde circula a água retirada de um rio ou do mar, esta é a razão pela qual as usinas nucleares têm que se localizar perto de rios ou mares. Este é o Circuito Secundário.


Resumo do funcionamento da usina

0 Comments:

Post a Comment

<< Home