Sunday, June 06, 2004

Vantagens de uma Usina Nuclear

O combustível utilizado rende muito mais, pois 10g de urânio-235 é equivalente a 700kg de óleo ou 1200kg de carvão.



Não há liberação de gases tóxicos na atmosfera. Ela é a mais recomendada se forem seguidos, seriamente, todos os procedimentos de segurança impostos. Como por exemplo:

O Sistema Automático de Segurança não pode ser bloqueado para permitir a realização de testes.

O Edifício do Reator (ou Contenção de Concreto) deve ser uma estrutura de segurança, construída para suportar impactos, e não simplesmente um prédio industrial convencional.


A Energia Nuclear aplicada:

>>> Na Agricultura

A energia nuclear pode ser de muita utilidade na agricultura, pois ela nos possibilita descobrir, por exemplo, qual é o predador de determinada praga. Ao ingerirem radioisótopos (elementos que possuem a propriedade de emitirem radiações), os insetos ficam “marcados”. Quando são consumidos, seus predadores emitem “raios de ação” que podem ser acompanhados. Desta forma, pode-se evitar a utilização de inseticidas nocivos à saúde. Outra aplicação para a energia nuclear é a esterilização dos machos de uma espécie de praga por radiação gama. Soltando-os no ambiente, após a esterilização, para eles competirem com os normais, reduzindo a reprodução dessa praga até zero.
No campo alimentício, irradiam-se produtos agrícolas (como batata, cebola, alho e feijão) para conservá-los por mais tempo, evitando que eles murchem ou apodreçam.

>>>Nas Relações Internacionais

O domínio sobre a bomba atômica, isso quer dizer, o conhecimento das técnicas de como produzi-la, é uma forma de adquirir poder. Pois nenhum país entrará em conflito direto com outro que domine este conhecimento. Podemos citar como exemplo os Estados Unidos, eles não teriam invadido o Iraque se este possuísse a tecnologia da bomba atômica, porque poderia desencadear numa guerra nuclear. Mas também há o aspecto positivo, como é o caso do Brasil e da China. Com o início de relações comerciais entre esses dois governos, o projeto de Angra III poderá sair do papel. Angra III é projetada para produzir uma quantidade de energia superior a de Angra II; como já mencionamos, anteriormente, as vantagens de uma usina nuclear, podemos concluir que esse será um grande passo para o nosso país.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home